sexta-feira, 31 de maio de 2013

A incrível cabine de troca de livros em Frankfurt


Ás vezes nos deparamos com alguma coisa que explica tão bem uma cultura que é incrível. Andando pelas ruas de frankfurt me deparei com essa cabine de metal com os vidros transparentes e o que pareciam ser livros dentro
 Ao se aproximar percebi que era como uma espécie de cabine parecida com aquelas de telefone e cheia de livros e NÃO ESTAVA TRANCADA, eu logo pensei "alguém esqueceu isso aberto". Não. Essa estante é um tipo de livre troca de livro pública e DE GRAÇA. Um aviso colado ao lado da cabine em alemão diz ''Nossa comunidade oferece troca de livro de graça 24hrs por dia, você é bem vindo a pegar um livro e devolver quando você estiver terminado, você pode também trazer um livro que você acha que outros leitores vão apreciar, livros para crianças na prateleira de baixo''

Bom, os alemãos são conhecidos por serem inteligentes, sistemáticos e honestos entre si, essa cabine resume tudo isso pra mim.

Onde:  Merianplatz / Berger Strasse Frankfurt am Main

9 comentários:

  1. Infelizmente aqui no Brasil falta incentivo ao ensino e claro que a leitura, a qualidade de ensino péssima aliada a falta de estrutura e a baixa remuneração dos profissionais em educação é algo mais que inaceitável em um país como o nosso que almeja ser uma potência mundial encarada com seriedade pelo seu povo e pelo restante do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil tem tudo pra ser um país super desenvolvido e rico, assim que o povo se mexer exigir seus direitos e investimos na educação

      Excluir
  2. A um tempinho fui a Hannover e lá também me deparei com uma estante destas. Fiquei maravilhado com isso...
    (o fato de o metrô de Hamburg não ter catracas também me mostrou o quanto povo com educação é outra coisa, por aqui isso não funcionaria de jeito algum.

    ResponderExcluir
  3. Em Brasilia existe isso,o dono de um frigorifico colocou livros para quem quisesse ler,depois espalhou pelas paradas de ônibus.

    ResponderExcluir
  4. Tem algumas paradas de ônibus aqui em Brasília que tem isso. Mas acredito eu que são livros que as pessoas mais querem jogar fora (de tão velho/encardido/conteúdo ultrapassado) do que passar para o próximo ler.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Brasília tem algumas paradas de ônibus que possui esse sistema, mas acredito eu que são livros onde as pessoas mais querem jogar fora (de tão velhos/sujos/ultrapassados) do que disponibilizar um conteúdo interessante e importante para a sociedade.

    ResponderExcluir
  6. Sim essa estante o metro (e o onibus tambem) são apenas alguns exemplos, é muito triste que no brasil não pode ser assim, mas eu acredito que um dia será :)

    ResponderExcluir
  7. Gostei de conhecer seu blog. Sou descendente de alemães, apaixonado pela língua e cultura alemã, apesar de nunca ter ido para lá...apenas pelo google maps kkk
    Estarei acompanhando seu blog. Parabéns

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.