quarta-feira, 26 de junho de 2013

Preciso de visto pra ir à Europa?







É uma pergunta muito comum de quem precisa viajar e nunca veio, já veio e não tem certeza como são as coisas em outro país. O brasileiro tem meio que passe livre aqui nos paises da Europa por conta do acordo de Schengen, o acordo de Schengen é um acordo assinado entre os países da Comunidade Europeia, sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa, isto é, sem a necessidade de apresentação do passaporte nas fronteiras.


Atualmente, 25 países fazem parte do tratado, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Mas não pense que é só chegar assim e ir entrando também tem algumas exigencias que você tem que cumprir e substituem o visto.

*Passaporte válido por pelo menos 6 meses (pode variar para 3 meses, mas na maioria dos países é de 6);
*Seguro de Viagem no valor de pelo menos 30.000 EUROS; é baratinho no Brasil, dependendo do tempo que você vai ficar fora varia entre 100 e 500 reais
*Comprovante de que você tem dinheiro para ficar naquele país pelo tanto de dias indicado na sua passagem (varia de 35 a 50 euros por dia) cartão de crédito internacional ou cheque viagem
*Passagens de ida e volta compradas
*Comprovante de estadia em hotel e no caso e estar indo visitar parentes amigos precisa  da carta convite. O que é a carta convite? È um documento em que um cidadão Europeu ou Residente (que esta legalmente) se compromete e responsabiliza por um visitante.
O que tem que estar escrito nela?
A pessoa tem que escrever que se responsabiliza por você, menciona seu nome completo e numero de passaporte. Tem que mencionar o dia que você vai chegar e o aeroporto e quanto tempo. Lembrando que o tempo jamais pode ser o tempo Maximo que um turista pode ficar no país. Alem disto tem que estar todos os dados pessoais da pessoa que esta escrevendo a carta, endereço, telefone e documento de identificação.

A verdade é que podem te pedir tudo isso ao chegar no aeroporto, e podem não pedir absolutamente nada, o melhor é não correr o risco e levar tudo o que for possível pra garantir, tive ambas as experiencias de me pedirem tudo e não pedirem nada. Boa viagem!

E pra você que deseja saber mais sobre onde os brasileiros (e pessoas de outras nacionalidades) precisam de visto e onde não precisam tem esse site muito interessante, o Visa Mapper , o quanto a informação é acurada não sei dizer mais vale a pena dar uma olhadinha.



Um comentário:

  1. Se caso eu ficar na casa de um parente, eu preciso comprovar o dinheiro que eu tenho(essa quantia de 35euros por dia)?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.