segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Lições que você aprende morando na Europa

Depois que passa o primeiro choque cultural as diferenças começam a ser absorvidas e transformadas em hábitos, coisas que ficam pra sempre conosco e que ninguém tira, levamos com a gente quando voltamos ao Brasil:

-Pontualidade. 6hrs não são 6.15 nem 6.30.
-Reciclar. Vira parte do dia dia e uma coisa mais do que natural, separar o lixo seletivamente, consciencia ecologica que também reflete no
-Uso de sacolas retornáveis. Você leva as sacolinhas por onde vai e não polui mais ainda o ambiente com aquelas sacolas horríveis de plástico
-Respeitar o pedreste e o ciclísta. Aprender a conviver pacificamente, cada um fazendo sua parte cumprindo os deveres e exigindo os direitos
-Tirar o sapato antes de entrar em casa, se você para pra pensar é simplesmente uma questão de higiene, sujeira do lado de fora deixa do lado de fora
-Sair debaixo das asas da mãe cedo. Os jovens saem de casa pra ir estudar trabalhar já desde cedo, adquirem independencia e vão se virar
-Deixar o carro na garagem. A bicicleta é usada demais e as pessoas caminham muito também
-Praticar mais exercicios. As pessoas estão sempre procurando novas alternativas para ser mais saudável, mas o bom e velho exercício está sempre presente no dia a dia do Europeu

Essa não passa de uma lista pessoal sobre a minha percepção, cada um tem uma perspectiva e alguns não absorvem absolutamente nada da cultura alheia, mas é  bom lembrar que é sempre legal aprender e ter a mente aberta!

5 comentários:

  1. Concordo com você, principalmente na questão de pontualidade.
    Eu até hj sofro com esse assunto, pois gosto de ser pontual nas coisas q eu faço e aqui no Brasil é "normal" não ser pontual , e mts justificam isso dizendo q durante a semana tem q ter horário pra td

    ResponderExcluir
  2. Cont.: então no fds não precisaria ser tão pontual.

    ResponderExcluir
  3. Eh incrível como muitas coisas que nos chocam no início com o tempo passam a fazer parte dos nossos hábitos! Eu já nunca suportei o atraso sistemático de muitos brasileiros, agora sim que não tenho mais nenhuma paciência. :)

    ResponderExcluir
  4. Acho que estou no padrão.
    - Sou pontual (e sempre me ferro aqui no Brasil).
    - Já faço coleta seletiva em casa.
    - Tirei carta com 30 anos, nunca tive carro. Não ligo pra isso.
    - Sai de casa com 16 anos.
    - Faço kung fu a 5 anos

    Só não ando de bike aqui pq não acho seguro. Mas depois do inverno caio ai pra berlin! :)

    ResponderExcluir
  5. Tudo verdade, aprendi a ser pontual, entrei muito outras coisas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.