terça-feira, 19 de novembro de 2013

É típico alemão!

Simples lista sobre a minha percepção das manias mais gritantes e presentes no dia a dia dos alemães, conhece alguma outra coisa? Pode adicionar!

HAUSSCHUHE . "Sapato de casa", o que seria esse sapato de casa? É aquele sapato que você usa
quando acorda e não quer pisar no chão gelado, um sapato que você usa para andar pela casa, mas nunca fora de casa, seria, eu acredito o equivalente ao chinelo do brasil, mas está mais pra uma pantufa ou um 
daqueles sapatos do vovô, se usa muito a crocs também, é uma mania que você adquiri e nem percebe, então chegando aqui não se esqueça de comprar o seu!


RESPEITE O HOMENZINHO VERMELHO. Depois de um tempo aqui me peguei esperando o sinal mudar para o verde sem nenhum sinal de carro vindo de lado nenhum, e pensei "nossa estou ficando meia alemã". Pode não ter um sinal de um carro vindo a quilômetros de distância, se o sinal está verde eles não vão atravessar! Eles valorizam as suas regras e adoram segui-las à risca. Na foto o famoso homenzinho dos faróis de Berlim.



ÁGUA COM GÁS. Aqui eles bebem água com gás mais do que água natural, então quando você chegar na casa de alguém e quiser um copo d'água não esquece de avisar "sem gás" se você assim como eu prefere água natural pois a chance é que te tragam água com gás. E quando for no supermercado comprar água natural o que vc quer é uma embalagem que diga "still".

APFELSCHORLE.  Pois é, adicione a essa água com gás um sabor de maça e você tem o apfelschorle uma das bebidas mais amadas por aqui!

FANTA E COCA-COLA MISTURADAS. Estranhei demais quando cheguei e vi o pessoal misturando os dois refrigerantes, adultos e crianças, mania nacional. Um prazer para o paladar eles aqui apreciam demais e até já vendem os dois misturados, é o Spezi!

COMIDA ALEMÃ. Aviso aos navegantes, está pretendendo vir morar na Alemanha, vai se acostumando a comer carne de porco e peru pois é o que você vai encontrar em abundância por aqui e com o preço mais em conta! Se já quer começar a treinar no Brasil quem está em Sampa pode ir ao Mercado Municipal lá também tem o Königsallee, com fast food germânica. Post completo sobre o assunto "comida" Aqui!


BATATAS! Alemanha não é chamada de Batatolandia à toa! 

Bratkartoffel - para assar
Kartoffelauflauf - batata ao forno
Pellkartoffel - batata que é cozida, pronta pra ser descascada.
Kartoffelbrei - papinha de batata, Kartoffelpüree - purê de batata
Croquette - croquete
Kartoffelsack - saco de batata 
Kartoffelsalat - salada de batata.
Kartoffelsuppe - sopa de batata.
Marzipankartoffel -  marzipã em forma de batata.
Pommes frites -batatinhas fritas. 
Süßkartoffel - batata-doce

PÃO ALEMÃO. Branco, integral, de grãos, de proteína, de milho de yogurte e a lista segue. A variedade é enorme e os alemães são especialistas no assunto pão. Não podia faltar aqui na lista! Eles se dividem nas seguintes categorias: Weizenbrote, Weizenmischbrote, Roggenbrote, Roggenmischbrote, Vollkornbrote, Brötchen & Kleingebäck, Spezialbrote e dentro dessas categorias, vários tipos!

Eles dizem o que querem dizer. Os alemães não fazem rodeio e são muito diretos, preferindo sempre ir direto ao ponto. Alles Klar?

Produtos Bio.  Os alemães não podem resistir a produtos que tem a
palavra BIO no nome. Qualquer produto que adicione essa palavra ou a palavra premium ou super premium ou deluxe vai atrais a atenção dos alemães mesmo que não seja na verdade bom. BIO foi a última palavra inventada e até inventarem os produtos SUPER BIO, os produtos BIO são o top, haa e prepare o bolso, outra razão dos alemães acreditarem que esses produtos são os melhores é por que eles são MUITO mais caro do que os produtos não bio.

Reciclagem. Aqui na Alemanha a reciclagem é levada muito a sério e o país recicla de acordo com números divulgados recentemente perto de 70% de seu lixo(comparada a minha cidade natal São Paulo que recicla 5%) e a coleta seletiva é responsável por grande parte disso. As garrafas de vidro separamos por cores(marrom, branco e verde) e levamos a esses grandes containers que ficam espalhados por toda a cidade e são esvaziados continuamente. Já as latinhas e as garrafas pet quando compramos no mercado pagamos por elas separadamente (por exemplo uma garrafinha de água custa 11 centavos + 25 centavos pela garrafa na etiqueta do produto você pode ver o valor do "pfand") e depois retornamos ao mercado e depositamos as garrafas e latas nessas grandes máquinas que então identificam a garrafa e pagam o preço devido (os preços variam) e você retira o dinheiro no próprio mercado ou gasta lá mesmo. Post completo sobre o PFAND aqui.

FENSTER AUF KIPP. Eles tem essa crença por aqui de que se você dormir com a janela totalmente fechada e o aquecedor ligado você vai morrer sufocado durante a noite, as casas são verdadeiros milagres da arquitetura e devem ser, pois tem que manter o frio do lado de fora quando chega o inverno, dai vem essas janelas que se abrem 10% e permitem que o ar entre durante a noite. Infelizmente para nós que não acreditamos muito nessa coisa do sufocamento vamos sofrer quando o amigo, namorado ou marido acredita e quer manter a janela aberta fazendo com que a gente congele durante a noite. E não ouse acordar de madrugada e fechar a janela, no outro dia quando o alemão em questão acordar e ver o ato absurdo que você cometeu tentando matar todo mundo sufocado o sermão será tão longo que a noite quentinha não valerá a pena.


Um comentário:

  1. Muito interessante conhecer outras formas de viver e lidar com as coisas... Agora já me acostumei ter um calçado "para ficar em casa" e acho tão absurdo andar em casa com um calçado que vem sujo da rua...
    E sobre manter uma ventilação, aqui na França as casas/apto na teoria precisam ter uma saída de ar que não deve ser fechada nunca... Dizem que os perigos são muitos e só para ter uma idéia, a empresa em que trabalho tem centenas e centenas de lojas pelo mundo... essa semana uma pessoa que fechou uma das lojas esqueceu o aquecimento ligado quando saiu fechando tudo, e na manhã seguinte, o estrago verificado foi enorme: 80% dos produtos tiveram que ser jogados fora, inclusive os frascos de plástico derreteram... Para ter uma idéia do que pode acontecer, e que a gente dormindo pode não perceber (e imagina se for em um quarto de criança?)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.