quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Tradição alemã - O Feuerzangenbowle (com a receita!)


A Alemanha tem muitas tradições nessa época do ano e uma delas, que eu vou apresentar para vocês hoje, está entre as mais deliciosas.
O Feuerzangenbowle é um drink à base de vinho que é consumido tradicionalmente no Natal e no Ano novo (Silvester na Alemanha) e é servido de uma forma muito especial.


A bebida é preparada em um pote semelhante ao usado para preparar o fondue, que geralmente está suspenso sobre um pequeno queimador (Rechaud). No pote fica o vinho tinto seco aquecido temperado com canela em pau, cravo, cascas e suco de laranja e limão, semelhante ao vinho quente. O Feuerzange era originalmente um par de pinças, mas hoje em dia é comum usarem uma grade de metal especial para o ponche em cima da tigela para segurar o Zuckerhut (Torrão/cone de Açúcar ou literalmente "chapéu de açúcar"). Você pode comprar o kit em muitas lojas mas é possível fazer mesmo sem o kit, somente dando umas adaptadas.

Feuerzangenbowle 044-3.jpg
"Feuerzangenbowle 044-3" by Kore Nordmann (Kore) - Own work (Own photo). Licensed under GFDL via Commons.

O açúcar é embebido com rum e incendiado, caramelizando e derretendo. O rum deve ter pelo menos 54 % de volume alcoólico e estar à temperatura ambiente para queimar adequadamente. Mais rum é colocado com uma concha até que todo o açúcar tenha derretido e misturado com o vinho. O Ponche que se forma é servido em canecas, enquanto o queimador mantém a tigela quente. Para alguns, a cerimônia é até mais importante do que a própria bebida pois celebra o encontro de amigos e da família.

Vamos a receita:

  • 3 garrafas de vinho tinto seco (Garrafas de 0,75 litros) 
  • 1 Zuckerhut (torrão/cone de açúcar) (250 g ) 
  • 2 laranjas
  • 1 limão 
  • 5 cravos da índia
  • 2 paus de canela
  • 1 garrafa de meio litro de rum (80 % de álcool)
(Você pode usar também anis e outros temperos de sua preferência)

Modo de fazer

No pote cheio de vinho tinto, adicione o pau de canela e o cravo da índia. Corte as laranjas e o limão, esprema para liberar o suco e adicione ao vinho. Aqueça a mistura até ficar bem quente. Não ferva! Coloque o torrão/cone de açúcar (Zuckerhut) em uma grade/tela de metal ou preso em uma pinça e sobre o vinho. Despeje lentamente rum sobre o cubo de açúcar. Acenda cuidadosamente o açúcar e deixe que caramelize e caia sobre o vinho. Adicione quanto for necessário para manter a flama do açúcar acesa e até que o açúcar queime por completo.
 Não se esqueça de desligar as luzes durante este processo para assistir as chamas azuis!! :)
Sirva o ponche quente em canecas ou xícaras de chá.

Guten Appetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.