segunda-feira, 28 de julho de 2014

Trabalhar na Alemanha (Ter diplomas e certificados reconhecidos)

A fim de encontrar um emprego na Alemanha você tem várias opções à sua disposição: se candidatar espontâneamente, usar a Internet, visitar agencias de trabalho temporário ou agências de recrutamento on-line ou pessoalmente, e ler anúncios de emprego em jornais, tradicionais ou especializados. Quanto ao seu CV, cumprir com as exigências locais: o CV alemão ("Lebenslauf") pode caber em duas páginas e deve conter várias seções importantes, tais como estado civil, grau de instrução, treinamentos variados, experiência profissional, conhecimento de línguas estrangeiras e interesses pessoais. Você precisa anexar uma foto ao seu CV. Também é importante enviar cópias de seus diplomas, certificados de trabalho e qualquer outro documento relacionado com as informações fornecidas no seu CV. Escreva sua carta de apresentação como um complemento para o seu CV com destaque para o seu projeto profissional pessoal. Se você mora na Alemanha como um residente permanente, você pode se registrar em uma agência de emprego local ("Arbeitsamt"), a fim de consultar joblistings e se beneficiar de conselheiros de emprego.


Links úteis:

Arbeitsamt - German Employment Agency

http://www.arbeitsagentur.de/

Monster - Germany

http://www.monster.de/

Scout

http://www.scout24.de/

Athenajob

http://www.athenajob.de/

Adecco Germany

http://www.adecco.de/

Manpower Germany

http://www.manpower.de/


Reconhecimento de credenciais profissionais na Alemanha 


 Há todos os tipos de nomes diferentes em todo o mundo para as qualificações profissionais similares. Por exemplo, você sabe o que é "Dipl-Ing."? É a qualificação universitária convencional para engenheiros alemães. É pouco provável que a sua qualificação profissional será familiar para cada empresa alemã. Isso significa que a empresa vai ler o nome da qualificação em seu currículo e ainda não vai saber o que você faz ou se você é suficientemente qualificado para o trabalho. Então aqui vai a dica: tenha a sua qualificação reconhecida.

Eu devo ter o meu diploma reconhecido?

Para muitas qualificações, ajuda muito ter o diploma reconhecido. Para outras, é obrigatório para ser capaz de trabalhar na Alemanha. E realmente depende de sua profissão:

Quem precisa de reconhecimento? Na Alemanha, algumas profissões são "reguladas". Alemães e estrangeiros só podem trabalhar nessas profissões, se eles têm uma qualificação muito precisa. Isso se aplica às profissões, como médicos e advogados. Também se aplica a diferentes mestres de ofícios manuais se eles funcionam como contratantes independentes. Se você quer trabalhar em uma dessas profissões regulamentadas, você precisa ter a sua qualificação profissional reconhecida na Alemanha.

Para quem é o reconhecimento útil? A maioria das profissões não são regulamentadas. Se você estiver indo para trabalhar como gerente de negócios, especialista em TI ou padeiro, por exemplo, você não precisa ter o reconhecimento de habilidades. No entanto,  ainda pode fazer sentido ter o reconhecimento de credenciais - mesmo em casos de equivalência parcial. Reconhecimento vai ajudar as empresas a compreender as suas competências e qualificações, para que você possa deixar uma boa impressão quando se candidatar a um emprego.

Como faço para pedir o reconhecimento da minha qualificação profissional?

Passo 1: Descubra quem oferece o reconhecimento. Comece por descobrir qual autoridade ou associação profissional você deve procurar. Isso depende, em primeiro lugar da profissão e onde você trabalha. Por exemplo, para determinadas profissões, as câmaras de comércio e indústria (Industrie-und Handelskammern, IHK) ou empresas comerciais (Handwerkskammern, HWK) são responsáveis​​. A maneira mais rápida de descobrir quem você deve contatar é usar a ferramenta de busca „Anerkennungs-Finder“  em Anerkennung-in-deutschland.de (em Alemão e Inglês)


Passo 2:  Fale com o seu contato local, antes de qualquer coisa. Ele lhe dará os formulários necessários para preencher e irá ajudá-lo a definir qual profissão 'referência' alemã se aplica a você. Ele também irá dizer-lhe quais os documentos que você precisa para sua candidatura. Tem dúvidas sobre qual o centro de contato é responsável por você? Você quer saber mais sobre o processo de candidatura? Você vai encontrar todas as informações sobre os procedimentos para obtenção de qualificações profissionais reconhecidas, bem como conselhos sobre outros temas em http://www.anerkennung-in-deutschland.de/html/en/index.php. Você também pode obter uma consulta inicial por telefone do Serviço Federal de Migração e Refugiados. A linha está disponível de segunda a sexta-feira 09:00-15:00 no seguinte número de telefone: +49 30-1815-1111. A consulta irá fornecer informações iniciais - em alemão ou Inglês -, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais de estrangeiros na Alemanha.


Passo 3: Prepare seus documentos de candidatura. Pergunte ao seu contato local, quais documentos você precisa traduzir. Preencha os formulários de candidatura e envie tudo para o seu contato local. ele irá comparar a sua qualificação profissional estrangeira com uma profissão de referência alemã. Ao mesmo tempo, ele irá verificar se existem grandes diferenças entre a sua qualificação profissional e uma alemã. A experiência profissional que você tem também pode ser levada em conta.


Passo 4: Receber notificação. Assim que seu pedido foi processado, você receberá uma notificação do seu contato local. Esta notificação irá dizer se a sua qualificação profissional estrangeira é equivalente ou semelhante à qualificação alemã. Se a autoridade não tenha encontrado qualquer equivalência e, se o pedido se referir a uma profissão regulamentada, em seguida, você será informado de medidas concretas que você pode tomar para compensar as diferenças. No caso de profissões que não são regulamentadas, a notificação irá indicar as qualificações que existem, bem como as diferenças entre a sua qualificação profissional e na qualificação de referência alemã; isso vai ajudar você e os potenciais empregadores a avaliar corretamente a sua qualificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário