terça-feira, 26 de agosto de 2014

Estudar Alemão na Alemanha. Quais são minhas opções?


Nos últimos dias recebi muitas perguntas do tipo " quero estudar alemão na Alemanha, por onde começar".

No meu caso, eu nunca estudei alemão no Brasil e nunca foi um plano premeditado vir pra cá não, a coisa aconteceu naturalmente vim como turista decidi ficar e tirei o visto de estudante. Já falei um pouco sobre o processo nesse post AQUI


Eu estudo na VHS (Volkshochschule) e recomendo. A escola está presente na Alemanha toda e oferece não somente cursos de línguas estrangeiras como cursos variados, é uma escola profissionalizante com preços bem acessíveis. Ela tem várias opções, com várias durações então os preços variam, você pode consulta-las no site da instituição referente à cidade que você pretende morar.



Eu quando penso nas possibilidades para vir estudar aqui 4 formas me vem a cabeça. Elas vão servir para direcionar um pouco quem sabe dar uma luz.


Primeiramente: Para viajar a Alemanha como turista não é necessário solicitar um visto. Se você vai viajar para o país à procura de vagas nas instituições, procurar um curso de alemão e conhecer suas possibilidades de curso ou até procurar emprego você pode ingressar no país munido somente do passaporte brasileiro.


Visto para curso intensivo de alemão informações do consulado da Alemanha no Brasil

Porém os estudantes que desejam cursar programas com duração
menor a três meses podem solicitar o Visto para Fins de Estudo (Visum für Studienzwecke). Para solicitar o documento, é
necessário apresentar os seguintes documentos:



  • Formulário de visto, que pode ser encontrado na internet
  • Carta de admissão da instituição de ensino onde irá realizar o curso
  • Seguro saúde
  • Declaração de renda 
Este tipo de documentação será solicitado na hora da emissão do visto ou durante o pedido de Autorização de Permanência. A comprovação poderá ser feita com um dos seguintes documentos:

-Certificado de bolsa de estudos
-Declaração de posses e rendimentos dos pais
-Histórico bancário
De um modo geral, o estudante deverá comprovar renda de aproximadamente € 643 (cerca de R$ 1.500). O valor pode variar de acordo com o estado e tipo de curso.
Há também outras maneiras de comprovar a situação financeira e garantir que você tenha como pagar pelosestudos no exterior. Antes de solicitar um visto, procure perguntar no Consulado ou Embaixada da Alemanha se sua garantia é válida.  
  • Comprovante de escolaridade prévia
  • Comprovação de conhecimento da língua alemã ou de matrícula em curso intensivo no país de destino

Vamos as opções:


1. Pra você dinheiro não é problema. Bom, se dinheiro não é o problema pra você é super fácil, você só precisa vir comprovar renda e comprovar que você consegue se manter por conta própria no período que você estiver aqui e você pode pedir o visto de estudante obedecendo à algumas regras já descritas acima.



2. Você tem parentes, amigos, conhecidos, namorada/o aqui.  Nesse caso quem vai comprovar a renda é a pessoa que vai receber você. Entregue todos os documentos necessários e receba a autorização que a princípio é de 1 ano com possibilidade de prorrogação.


3. Trabalhar como Au pair. O que é e o que faz uma au pair? Acima de tudo a au pair cuida das crianças da família anfitriã. Podem ser bebês, crianças que já frequentam o jardim de infância ou a escola. Uma ou duas vezes por semana você deverá cuidar das crianças à noite. Crianças em idade escolar devem ser auxiliadas nos deveres de casa. Você cozinha para as crianças e brinca com elas. Ao total você auxilia a família anfitriã seis horas por dia e no máximo 30 horas por semana, - incluindo Babysitter à noite e tarefas domésticas

  • Au-pairs recebem da família anfitriã mensalmente uma mesada
  • Au-pairs moram com a família anfitriã e têm seu próprio quarto
  • Au-pairs compartilham dos momentos de refeições e do dia - a - dia da vida familiar
  • Au-pairs têm um dia e meio por semana livre
  • Au-pairs têm todo mês dois dias úteis de férias
  • Au-pairs fazem em seu tempo livre curso de idioma
Mais informações: 



4. Intercambio estudantil. Relativamente caro essa na minha opinião é a melhor opção, as empresas que trabalham com o intercâmbio te dão todo o suporte necessário em relação a moradia, adaptação e etc Você não precisa se preocupar com praticamente nada. Os valores e períodos variam e você pode escolher de acordo com a suas necessidades.  Ótima opção para quem quer somente se preocupar em estudar e conhecer o país.


Mais informações:
Os estudantes que possuem passaporte europeu não precisam de autorização para iniciar as atividades profissionais dentro do país. Já os estudantes de outras nacionalidades devem respeitar as condições do visto de estudo, que prevê até 180 dias de trabalho ao ano em jornadas de meio-período ou 90 dias em tempo integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário