quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Hamburgo pretende cobrir parte de sua Autobahn e construir parques e áreas verdes





O plano de Hamburgo para esconder a sua auto-estrada embaixo da terra e cobri-la com espaço verde irá reconectar uma cidade dividida.


Quando a auto-estrada A7 foi construída em Hamburgo, ela cortou a cidade ao meio. Agora alguns bairros divididos estão começando a ser unidos novamente após a cidade começar a construção de três novos parques que irão cobrir integralmente partes da autobahn.

A rodovia é a mais longa na Alemanha e uma das mais movimentadas. Como o tráfego continua a piorar, a cidade percebeu que tinha que encontrar uma maneira de manter o ruído na área baixo o suficiente para atender às leis nacionais sobre a poluição sonora. Já que apenas paredes simples não seriam suficiente, eles decidiram transformar seções da estrada em túneis cobertos. O projeto pode reduzir o ruído nos bairros para quase nada.



Cada nova cobertura se estenderá ao longo de um pequeno comprimento de estrada e criará um novo parque, com grama, bosques, ciclovias, jardins comunitários e praças arborizadas. No total, os tetos vão cobrir mais de 2 km e vão criar mais de 60 hectares de espaço verde.


"Imagine que há agora um buraco grande, barulhento na cidade, cerca de 70 a 100 metros de largura, com carros, sujeira, barulho,  todo dia, 24/7/365", diz Reinhard Schier do Ministério de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Hamburgo . "Depois que a construção estiver concluída, haverá parques, jardins, tranquilidade, o canto dos pássaros, o ar fresco. E as partes da cidade no oeste e leste da autobahn vão se unir novamente."



O projeto também vai significar que a cidade terá mais espaço para uma população em rápido crescimento, uma vez que as pessoas estarão dispostas a viver ao lado da rodovia, de acordo com Schier. "Nós podemos construir mais de 2.000 novas casas", diz ele.

Enquanto o governo constrói as coberturas, também irão ampliar a auto-estrada para tentar aliviar o tráfego. Alguns dos novos parques vão esticar mais de oito pistas, fazendo com que os túneis sejam os maiores do tipo na Europa.

Claro, o projeto levanta outra questão: O que é melhor, transformar uma estrada em um túnel ou se livrar dela completamente? Enquanto outras cidades começam a reparar bairros dilacerados pelas vias urbanas desse modo, algumas estão se livrando dessas estradas completamente e se concentrando na melhoria do transporte público.

Cidadãos de Hamburgo não pretendem parar  de dirigir tão cedo. Ainda assim, os novos parques vão tornar mais fácil escolher entre se locomover a pé ou de bicicleta por toda a cidade e, eventualmente, se conectar com a  "rede verde", um plano para cobrir até 40% da área urbana em parques ligados por trilhas.

A construção começa esse ano, nas duas primeiras coberturas das autobahns, e o projeto será concluído em 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário